domingo, 29 de novembro de 2009

Profeta Amos


Amós, teologicamente conhecido como um profeta do “aviso” para Judá e Israel.
Era pastor de Tecoa, uma cidade próxima de Jerusalém, o que se sabe é que Amós se dedicava à pecuária, cultivando sicômoros ( espécie de figueira).
Amós, conhecido entre os profetas menores, foi escolhido por Deus para avisar ao povo de Judá e Israel, sobre as conseqüências da desobediência de suas leis, perante essas nações. Amós começa enfatizar as cincos cidades logo no começo do seu discurso, dois anos antes da profecia do terremoto Entre elas: Damasco,Gaza, Tiro Edom e Amom. (Veja em Amós, cap.1).
O texto é claro em citar que Deus irá punir as nações que desobedecem a Ele:

Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Damasco, e por quatro, não retirarei o castigo, porque trilharam a Gileade com trilhos de ferro. (Amós 1:3)

Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Gaza, e por quatro, não retirarei o castigo, porque levaram em cativeiro todos os cativos para os entregarem a Edom. (Amós 1:6) etc.

Você lendo o texto com calma, irá entender o que Deus quer dizer ao seu povo. É claro que Deus não gosta de castigar seu povo, mais ele adverte através de Amós. O que Amós queria passar para o povo de Judá e Israel, era uma advertência de quedas morais que aconteciam; até nações vizinhas estavam envolvidas com cultos pagãos, sendo assim, ficando mais longe do Senhor.

O que a palavra de DEUS diz resumidamente através do livro Amós do capitulo primeiro ao terceiro,é que nós, devemos levar como base dos textos, se ALERTAR para que não possamos sofrer as conseqüências dos nossos pecados, em outras palavras, devemos obedecer a voz de DEUS. Vejamos o capitulo 3,versículo 1-3:

1 OUVI esta palavra que o SENHOR fala contra vós, filhos de Israel, contra toda a família que fiz subir da terra do Egito, dizendo:
2 De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido; portanto eu vos punirei por todas as vossas iniqüidades.
3 Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

O que podemos concluir com o verso 3, é que o povo estava consciente do ato de escolher o pecado, em vez da voz de Deus, isso não foi uma boa opção para o povo de Israel

COLOCANDO EM PRÁTICA:

O que Deus realmente quer de nós são as respostas para as seguintes perguntas:

Você tem andado nos meus caminhos? Tem ouvido à minha voz?
Tem obedecido minha palavra?

O Senhor Deus, Ele quer que nós tenhamos uma intimidade constante nEle.
Vale a pena fazermos uma auto consulta, e vermos se realmente estamos vivendo como o povo de Judá e Israel, ou como povo que obedece às palavras de DEUS. Amém.


FÁBIO PEREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário