segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

JONAS


Aqueles que consideram o livro de Jonas uma alegoria ou parábola devem observar que 2 Reis 14:25 identifica Jonas como uma pessoa real, um profeta judeu de Gate-Hefer, Zebulom, que ministrou no reino do Norte, Israel, durante o reinado de Jeroboão II (793-753 a.C.). Também devem observar que Jesus considerou Jonas um personagem histórico e que apontou para ele como um tipo de sua própria morte, sepultamento e ressurreição (Mt 12:42; Lc 11:32).


O reinado de Jeroboão II foi um tempo de grande prosperidade para Israel. A nação retomou territórios que havia perdido e expandiu tanto suas fronteiras quanto sua influência. Mas foi um tempo de declínio moral e espiritual, à medida que a nação afastou-se rapidamente de Deus e entregou-se à idolatria. Oséias e Amós, dois contemporâneo de Jonas, denunciaram corajosamente a perversidade dos governantes, dos sacerdotes e do povo. É interessante observar que Oséias e Amós também demonstraram a preocupação de Deus com outras nações, um dos principais temas de Jonas.


Do que trata, então, o livro de Jonas? Bem, não é simplesmente sobre um grande peixe (mencionado apenas quatro vezes) ou sobre uma grande cidade (mencionada oito vezes), nem mesmo sobre um profeta desobediente (mencionado dezoito vezes). É sobre Deus! Deus é mencionado trinta e seis vezes nestes quatro capítulos curtos, e, se fosse retirado do livro, a história não faria sentido algum. O livro de Jonas é sobre a vontade de Deus e como reagimos a ela. Também é sobre o amor de Deus e sobre como o compartilhamos com os outros.


Como palavra final, quero sublinhar que Jesus usou o ministério de Jonas em Nínive para mostrar aos judeus como eram culpados de rejeitar seu testemunho: “Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui está quem é maior do que Jonas” (Mt 12:41).


De que maneira Jesus é maior do que Jonas? Sem dúvida, Jesus é maior do que Jonas em sua pessoa, pois apesar de ambos serem judeus e profetas, Jesus é o Filho de Deus. Ele é maior em sua mensagem, pois Jonas pregou uma mensagem de julgamento, enquanto Jesus pregou uma mensagem de graça e de salvação (Jo 3:16, 17). Jonas quase morreu por causa de seus próprios pecados, mas Jesus morreu voluntariamente pelos pecados do mundo (1 Jo 2:2).


O ministério de Jonas concentrou-se em uma só cidade, mas Jesus é “o Salvador do mundo” (Jo 4:42; 1 Jo 4:14). Jonas não obedeceu de coração, mas Jesus sempre fez tudo àquilo que agradava ao Pai (Jo 8:29). Jonas não amou o povo que foi enviado para salvar, mas Jesus teve compaixão dos pecadores e provou seu amor ao morrer por eles na cruz (Rm 5: 6-8). Na cruz, fora da cidade, Jesus pediu que Deus perdoasse seus algozes (Lc 23: 34), mas Jonas esperou fora da cidade para ver se Deus mataria aqueles que o profeta não havia perdoado.


Contudo, o mais importante não é como Jonas respondeu à pergunta de Deus, mas sim como você e eu estamos respondendo a essa pergunta nos dias de hoje. Concordamos com Deus que as pessoas sem Cristo estão perdidas? Como Deus, temos compaixão pelos perdidos? De que maneira demonstramos isso? Nós nos preocupamos com os que vivem em nossas grandes cidades, onde há tanto pecado e tão pouco testemunho? Oramos para que o evangelho alcance as pessoas de todas as partes do mundo e estamos contribuindo para isso? Nós nos regozijamos quando os pecadores se arrependem e crêem no salvador?


Todas essas questões e outras mais estão envolvidas naquilo que Deus perguntou a Jonas.

Não podemos responder por ele, mas podemos responder por nós mesmos. Vamos, portanto, dar a Deus a resposta certa.

Ir. Robson J. G. Alves

FONTE:

Escola Bíblica Dominical. Revista do adulto cristão. Ano CIII, N0 412, 4T.2009.

Shedd, Russell Philip. Bíblia Shedd. (Trad. em português por João Ferreira de Almeida). – 2. Ed. Ver. e atual. no Brasil. São Paulo: Vida Nova, Brasília: Sociedade Bíblica do Brasil, 1997.

Um comentário:

  1. Graça e Paz!

    Não como Jonas, que fugiu, mas como Isaías que se ofereceu, eu digo: "Eis me aqui Senhor, envia-me a mim." (Is. 6:8)

    PIBBANS

    ResponderExcluir