domingo, 4 de outubro de 2009

DO TEMPO DE OSÉIAS AO NOSSO TEMPO






Incrível é viajar no tempo com as narrativas bíblicas. Estudando esse trimestre os profetas menores, tivemos a oportunidade de conhecer mais profundamente as circunstâncias que Oseías e o povo de Israel, o reino do norte, passavam. E é impressionante como a mensagem contida nesses livros do antigo testamento, são reais e notáveis pra esse presente século!

No tempo do citado profeta, Israel passava por uma grande idolatria, onde se prostituíram espiritualmente, abandonando o seu primeiro amor por ídolos e se contaminando com o mundo. Assim o Senhor levantou Oséias não só pra pregar, mas pra pregar e viver a mensagem na pele. Deus mandou Oséias casar-se com uma mulher prostituta, passando exatamente pelo que o Senhor Deus passava. Pra depois o Senhor mostrar a ele, o tamanho do amor que tinha por Israel, mesmo tendo pecado e abandonado o seu primeiro amor o Senhor desejava resgatar Israel daquela situação. (ler Oséias capítulos 1, 2 e 3). O senhor deixou Oséias passar por isso, pra que a mensagem dele se tornasse tocante também pra ele mesmo . Pois uma pessoa consegue falar com mais expressividade, daquilo que já viveu, ou seja, se uma pessoa passou pelo mundo das drogas, ele sabe exatamente quais são as dificuldades e sabe mostrar a solução a uma pessoa que hoje passa pela tal dificuldade. Ele teve três filhos, onde cada um mostrava a desgraça e situação de Israel com a simbologia dos seus próprios nomes, Jezreel(violência, dor), Lo-Ruama (desfavorecia), Lo-Ami(não-meu-povo). Assim foi a vida de Oséias, Ele sentiu na pele a dor da traição, da quebra da aliança. Pra abrir os olhos do povo de Israel com essa mensagem, sobre a traição que estavam fazendo com O Senhor!

Hoje o nosso contexto é muito parecido com o do Profeta Oséias, pois vivemos num tempo em que as pessoa substituem Deus por qualquer coisa, trabalho, dinheiro, diversão e um série de outras coisas que Deus nos dá, não pra que nós façamos disso nossa vida, mas pra ser apenas algumas ferramentas pra o nosso viver. O verdadeiro sentido de nossa existência está na adoração ao Senhor e pregação da Salvação feita por meio de Jesus. E aqueles que crêem nisso, tem que estarem prontos para assim como Oséias, entregar suas vidas como sacrifícios vivos para a pregação da palavra do Senhor. Deus usa cada um de uma maneira particular e única para mostrar aqueles que estão a nossa volta, a mensagem do Deus vivo para o mundo. Seja um profeta do Senhor com sua vida e suas atitudes, não deixe o presente século lhe envolver ao ponto de te fazer torna-se mais um, dos muitos que se prostituem espiritualmente com ídolos que tentam substituir Deus.


Christiano Morais
Prof. Dos Jovens na EBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário