domingo, 29 de novembro de 2009

Profeta Amos


Amós, teologicamente conhecido como um profeta do “aviso” para Judá e Israel.
Era pastor de Tecoa, uma cidade próxima de Jerusalém, o que se sabe é que Amós se dedicava à pecuária, cultivando sicômoros ( espécie de figueira).
Amós, conhecido entre os profetas menores, foi escolhido por Deus para avisar ao povo de Judá e Israel, sobre as conseqüências da desobediência de suas leis, perante essas nações. Amós começa enfatizar as cincos cidades logo no começo do seu discurso, dois anos antes da profecia do terremoto Entre elas: Damasco,Gaza, Tiro Edom e Amom. (Veja em Amós, cap.1).
O texto é claro em citar que Deus irá punir as nações que desobedecem a Ele:

Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Damasco, e por quatro, não retirarei o castigo, porque trilharam a Gileade com trilhos de ferro. (Amós 1:3)

Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Gaza, e por quatro, não retirarei o castigo, porque levaram em cativeiro todos os cativos para os entregarem a Edom. (Amós 1:6) etc.

Você lendo o texto com calma, irá entender o que Deus quer dizer ao seu povo. É claro que Deus não gosta de castigar seu povo, mais ele adverte através de Amós. O que Amós queria passar para o povo de Judá e Israel, era uma advertência de quedas morais que aconteciam; até nações vizinhas estavam envolvidas com cultos pagãos, sendo assim, ficando mais longe do Senhor.

O que a palavra de DEUS diz resumidamente através do livro Amós do capitulo primeiro ao terceiro,é que nós, devemos levar como base dos textos, se ALERTAR para que não possamos sofrer as conseqüências dos nossos pecados, em outras palavras, devemos obedecer a voz de DEUS. Vejamos o capitulo 3,versículo 1-3:

1 OUVI esta palavra que o SENHOR fala contra vós, filhos de Israel, contra toda a família que fiz subir da terra do Egito, dizendo:
2 De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido; portanto eu vos punirei por todas as vossas iniqüidades.
3 Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

O que podemos concluir com o verso 3, é que o povo estava consciente do ato de escolher o pecado, em vez da voz de Deus, isso não foi uma boa opção para o povo de Israel

COLOCANDO EM PRÁTICA:

O que Deus realmente quer de nós são as respostas para as seguintes perguntas:

Você tem andado nos meus caminhos? Tem ouvido à minha voz?
Tem obedecido minha palavra?

O Senhor Deus, Ele quer que nós tenhamos uma intimidade constante nEle.
Vale a pena fazermos uma auto consulta, e vermos se realmente estamos vivendo como o povo de Judá e Israel, ou como povo que obedece às palavras de DEUS. Amém.


FÁBIO PEREIRA

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

JOEL



Se houvesse jornais no tempo de Joel, é possível que tivessem trazido a seguinte manchete:


GAFANHOTOS INVADEM A TERRA!


NAÇÃO ENFRENTA GRAVE CRISE ECONÔMICA


FIM DA SECA AINDA PARECE ESTAR LONGE


Um pregador ou professor perspicaz consegue a atenção do seu público ao referir-se a algo que seja do interesse de todos. Nesse caso, o povo de Judá estava falando sobre a crise econômica, de modo que o Senhor orientou Joel para que usasse esse acontecimento como pano de fundo para suas mensagens. O povo não tinha consciência, mas estava assistindo ao desenrolar do Dia do Senhor diante de seus olhos, e o profeta explicou o que se passava.

O nome “Joel” significa “o Senhor é Deus”. Assim como todos os outros profetas, Joel recebeu a incumbência de chamar o povo de volta à adoração do Deus verdadeiro; e foi o que fez ao declarar a “Palavra do Senhor” (Jl 1:1; ver Jr 1:2; Ez 1:3; e os primeiros versículos de Oséias, Miquéias, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias). Era trabalho dos sacerdotes ensinarem a lei ao povo e era responsabilidade dos profetas chamarem o povo de volta para o Senhor quando se afastavam da lei de Deus. Os profetas também interpretavam acontecimentos históricos à luz da Palavra de Deus para ajudar o povo a compreender a vontade do Senhor para sua vida. Eram “proclamadores” bem como “prenunciadores”.

Joel desejava que o povo de Judá compreendesse o que Deus estava lhes dizendo por meio da praga e da seca. Em nosso tempo, as nações do mundo estão passando por secas e fome severas, epidemias assustadoras e outras “catástrofes naturais”, sendo que tudo isso tem afetado profundamente a economia global e, no entanto, poucas pessoas se perguntam: ”O que Deus está nos dizendo?” Joel escreveu seu livro para que o povo soubesse o que Deus estava lhes dizendo por meio desses acontecimentos críticos.

Partindo desse pressuposto, percebe-se que o profeta anunciou o “Dia do Senhor” e aplicou-o a três acontecimentos: a praga de gafanhotos, a futura invasão da Assíria e o julgamento distante que o Senhor enviaria sobre todo mundo.

“É impossível devolver o tempo que passou”, disse Charles Spurgeon, “mas há uma forma estranha e maravilhosa que Deus tem de lhe devolver as bênçãos desperdiçadas, os frutos não amadurecidos de anos sobre os quais você se alimentou [...] É uma pena que esses anos tenham sido devorados pelos gafanhotos de sua insensatez e negligência, mas se isso aconteceu, não perca a esperança a respeito deles”.

E por que Deus fará isso por seu povo indigno? Para que louvem seu nome e nunca mais sejam envergonhados diante dos pagãos.

“Sabereis que estou no meio de Israel que eu sou o Senhor, vosso Deus, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado” (2:27).

Nossas terras de hoje precisam de cura como nunca antes. Estão contaminadas pelo derramamento de sangue inocente e pela exploração tanto de recursos quanto de pessoas. Podemos nos apropriar da promessa de Deus em 2 Crônicas 7:14, pois somos “seu povo”.

Enfim, a profecia de Joel começa com uma tragédia – a invasão de gafanhotos -, mas termina em triunfo, o reinado do Rei dos reis e Senhor dos senhores. Jesus disse a seus discípulos: “Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração [no reino vindouro], o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar [governar] as doze tribos de Israel” (MT 19: 28).

Que nunca deixemos de nos maravilhar com seu glorioso reino! “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos” (AP 11: 15).

“Venha o teu reino” (MT 6: 10).

“Amém! Vem, Senhor Jesus!” (AP 22: 20).

Ir Robson Alves